sábado, 12 de novembro de 2016

OSCILAÇÕES (rudimentarismo)

OSCILAÇÕES (rudimentarismo)

Texto: Juízes 5.32 e 6.1-10

Interessante notar o caminho oposto ao desenvolvimento trilhado pelos filhos de Israel: Como reflexo das OSCILAÇÕES agora Israel se esconde, cavam cavernas nos montes, covas e voltam a uma vida rudimentar, subdesenvolvida.

Não poder viver em campo aberto é sinônimo de falta de liberdade, Israel está privado da liberdade em seu próprio território, era constantemente explorado, saqueado levado ao esgotamento de suas provisões.

Isso nos leva a refletir nosso estado atual, leva-nos a aferir nosso desenvolvimento individual. Percebemos Israel aprisionado em seu próprio território, oprimido dentro do seu próprio quintal não muito diferente de muitos que não conseguem desenvolver a própria vida.

Você já notou pessoas que ao invés de andarem para frente andam para trás? Pessoas que partem de uma posição agraciada e se perdem numa regressão? Pessoas que não conseguem se desenvolver nem progredir? Pessoas que não obstante ter em mãos suas "terras" não se favorecem delas? Pessoas cujo o pavor e medo de adversários impedem que se destaquem e se tornem senhores de sua vida? Pessoas que são esgotadas, exploradas, enfraquecidas pela opressão das outras?

Consequência de uma vida de OSCILAÇÕES. Na sequência do texto percebemos Deus corrigindo-os dizendo: "...vos tirei da condição de escravos, de oprimidos... disse para vocês não se contaminarem com ídolos, mas não destes ouvidos a minha voz." Deus está apontando ao povo o porque da condição atual deles: desobediência, OSCILAÇÕES.

Poucos dias atrás numa de nossas capelas aqui no Seminário, lembro-me perfeitamente das palavras do orador que dizia: "é inadmissível voltar a condição anterior, nós devemos desenvolver-nos sempre, evoluir..." qualquer condição fora da realidade que expressa "progresso" em nossa vida deve ser questionada como que anormal, contrária ao propósito de Deus para nós.

Charly
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário