terça-feira, 29 de novembro de 2016

Perfil - Débora

Perfil - Débora

Texto: Juízes 4.3-9

Uma mulher, exatamente uma mulher. O governo de Débora é a exata demonstração da condição moral e espiritual do povo, no que diz respeito ao "feminismo", por este, entenda a fragilidade. Não vou entrar no mérito da questão por não ser o foco deste texto, mas vou me ater às características dessa mulher valorosa.

Nota-se que ela tinha intimidade com Deus, nota-se também que era uma mulher de respeito, resoluta e decidida, porém não menos comedida, próprio de pessoas que sabem bem o seu lugar.

Como líder, Débora nos mostra a sensatez de não deixar que seu cargo suba a sua cabeça, dando lugar a ordem exata das coisas: chama um homem, obedecendo a revelação de Deus, e orienta a esse homem assumir a empreitada.

Sim, o homem era um frango, medroso, indeciso, sem confiança em si mesmo, Baraque é o típico líder sem atitude, totalmente influenciável. Um homem que não governa, mas sim é governado.

Débora, não obstante agir dando-lhe a preferência, honrando-o e mais do que isso confiando - lhe a ordem de Deus, ainda tem de passar pelo desgosto de ver uma liderança fraca e débil na frente do exército de Israel: Baraque não era um homem firme e resolvido.

Não tinha perfil algum de um líder e deu  lugar a uma mulher que ao oposto dele se mostrou digna desse posto e referência naquela nação.

Débora era totalmente consciente, não deixou passar esse "pormenor" de uma falsa modéstia que no fundo escondia a covardia de um homem e declarou: "se é assim, a honra não será sua!"

Débora aponta a necessidade de tomarmos nosso lugar e assumirmos nossa responsabilidade.


Charly
continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário