quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pessimismo e exageros...

Pessimismo e exageros...

Texto baseado no Verso 39 do cap 5 de Marcos

O ser humano é incrivelmente exagerado quando se trata de emoções. Maximizamos por demais as dificuldades e problemas da vida, chegando até contagiar ao proximo com nosso pessímismo. É exatamente disso que se trata essa passagem no evangelho de Marcos, nesta história sobre a cura da filha de determinado homem.

Não sou amigo e nem amante da confissão positiva não, e não sou, exatamente pelos exageros que se fazem no seguimento dessa ideologia. Mesmos exageros que muitos crentes cometem ao potencializar seus problemas.

Note que enquanto Jesus e aquele homem caminhavam juntos em direção aquela criança doente, preste bem atenção, durante o trajeto até a casa quantos problemas não lhes atravessaram o caminho? Quantos problemas passaram diante dos olhos de Jairo e de Jesus?

Um problema em si mereceu destaque: Aquela mulher que já tinha se desfeito de tudo o que possuía em busca de sua cura. Aquela mulher desenganada pelos médicos. Aquela mulher impura pela lei, doente pela vida.

Aquela tragetória com Jesus até a sua casa, serviu para que Jairo percebece uma coisa: não é só conosco que os problemas ocorrem, muitos tem problemas na vida, uns em escala até maiores do que nós. Não é só você que esta em busca de um milagre, não é só você que precisa da cura ou resolução de um problema.

No decorrer do trajeto diz a bíblia que chegam até Jairo para dizer-lhe que não adiantava mais... que acabou... a menina não estava mais doente... não precisava mais da visita de Cristo... ela acabara de falecer.

Antes daquele pessímismo todo invadir e contagiar o coração de Jairo, Jesus fala com autoridade: Não temas!

Equivalente a dizer a você neste dia que não dê atenção aos que andam falando a seus  ouvidos que não conseguirá alcançar mais aquilo que almeja. Sonhos, planos, atitudes, mudanças... creia, apenas creia.

Esses exageros, esse pessímismo todo de alguns crentes as vezes incomodam a gente, desmotivam sonhadores. Eu me pergunto como pode existir crentes que não sonham... ?

“Não incomodes o mestre, sua filha já morreu”, e pronto! As pessoas nem respeitam mais a dor do coração de um pai, já chegam e dão logo uma pancada não se importando com sentimentos. Assim fazem comigo e com você, basta prestar atenção no que tem de pessoas que as vezes até automaticamente dizem para nós que é dificil demais, que não vai da certo, que é mais facil chover no deserto, que nós tamos pensando alto demais, que você sonha acordado, que é melhor você se assentar porque em pé vai morrer de esperar.

Jesus tava ligado, atento a esse tipo de pessoa. Exagerados demais, potencializadores de problemas, como Saul ao desfazer do pequeno David, exaltou o gigante... “homem de guerra, criado e forjado nas batalhas, e você? Só uma criança”...  Jesus esta atento a esse tipinho pessímista, que não andam por cima das águas e nem permitem ninguem andar puchando todos para baixo...

“Não temas... crê, apenas creia.” Não importa o quanto pareça dificil ou loucura o que importa é que Deus acredita em em sonho também! O homem pode dizer que não tem jeito mais, a sociedade pode até virar as costas para você, você pode até ta escutando agora alguem te dizer que sua oportunidade já passou, que já morreram as esperanças, mas Jesus como provavelmente fez com Jairo, esta agora tocando em seus ombros e te dizendo “não importa o que dizem, apenas acredite”.

Tem crente que faz tempestade em copo dágua, mas Jesus nos pergunta nesse dia “para que tanto exagero? Porque tanto choro e confusão?” Não há morte alguma, apenas dorme, apenas não é o tempo de atividade, por isso parece esta parado, morto, sem vida. Há tempo para tudo, devemos lembrar disso. Interessante é que o povo tava achando que aquela menina estava mesmo morta. Mas Jesus disse, não, ela não esta morta.

Dá para entender o que acontece aqui nesta passagem? A menina de fato não estava morta. E o pessoal estava exageradamente pertubados, confusos, tristes... Ou voce acha que Jesus mentiria? Acha que Jesus mentiu? Que estava com medo do que podia achar os homens? Minha bíblia diz que na boca de Cristo não se achou engano algum. Minha bíblia diz que Jesus era nazireu, que não tocava em cadáveres. Minha bíblia diz que Jesus é Santo e sem pecado.

A menina não estava morta. Assim como seu sonho não morreu amigo e amiga.
Jairo pecorreu aquele caminho com Cristo observando os problemas de outras pessoas, as dificuldades que tinham até chegarem a Jesus, para entender que temos o nosso momento, e que todos tem dificuldades, mas a questão é como você vai encarar a sua dificuldade? Choraminguando? Blasfemando? Murmurando? Revoltado? Sem fé? Exageradamente pessímista?

Não viva fazendo luto por um sonho que esta apenas adormecido. Quem te disse que seu sonho morreu? Não acredite nele, acredite em Deus, e o que Deus te fala hoje é que seu sonho apenas dorme.

Não deixe as emoções te dominarem, não sejamos refens delas, não deixemos mensagens negativas nos encarcerar, porque “Fiel é Aquele que nos prometeu, o qual tambem o fará!”.


 Charly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário