quinta-feira, 24 de abril de 2014

A verdadeira mensagem é o convite!

A verdadeira mensagem é o convite!


Texto baseado no Verso 9 do capitulo 19 de Apocalipse

“... estas  são as verdadeiras palavras de Deus.”

Acho muito empolgante falar sobre a verdade, principalmente quando ela esta ligada ao relacionamento de Deus como homem.

Ouve-se muito sobre a simplicidade da mensagem do evangelho no novo testamento, “simplicidade” no sentido de uma mensagem clara e objetiva, mas mesmo o novo testamento classificando a mensagem como sendo de facil compreensão, nós não conseguimos ainda entender bem a verdadeira mensagem das intituladas “boas noticias” de Deus para nós.

É tanta “logia”, “sistemáticas”, tantos conceitos, tantos achismos e especulações que se fazem sobre a mensagem de Deus que acabam por torna-las com que de difícil entendimento. Recebemos tantas e tantas informações religiosas sobre a mensagem do evangelho que o cristianismo em nossa vida se torna “sistemático”, mecânico, consequentemente totalmente teórico. Teórico porque acabamos por não praticar na integra o modo de vida cristão que nos é revelado através do novo testamento, porque antes de nos preocuparmos em aceitar a mensagem procuramos debulha-la, entendê-la a fundo... Nos tornamos examinadores da verdade, sem de fato entender o amor verdadeiro de Deus, e começamos a impor raciocínios humanos, a razão estimulada pela nossa consciência nos afasta da simplicidade da mensagem. Daí começamos então a questionar, a investigar, a buscar compreender o real motivo de Deus ter amado tanto o homem a ponto de dar a sua vida por ele. O amor já não é motivo suficiente.

Logo ficamos longe da essência da mensagem de Deus, e não recebemos as benesses de sua maravilhosa palavra, não compreendemos a verdade contida entre os livros de Gêneses e Apocalipse.

O desenvolvimento e modernismo atual faz com que vivamos mesmo em busca de constantes informações, isto é, que busquemos nos atualizar sempre, porém infelizmente o homem a cada ano que passa tenta decifrar a Deus, tenta mapear a Deus, tentam explicar a Deus, e isso acaba por não deixar sobrar tempo para se voltar para a verdade contida na palavra. A verdade de que ela é bem simples e suficiente.

A mensagem não se trata de nenhum tipo de apontamento,  condenação, aprovação ou provocação. Não obstante, percebemos esse direcionamento em nossos púlpitos, onde se provoca a igreja a uma reação, onde se aprova comportamentos e condena vidas. “As verdadeiras palavras de Deus” não são estas que estamos ouvindo em nossas igrejas não, não são estas que pregadores de renome estão nos trazendo não...

A mensagem não é novidade nenhuma, não é descoberta cientifica alguma, não é evidenciar bons comportamentos de personagens bíblicos e muito menos condenar a humanidade que já esta mais do que complicada em termos de situação moral e espiritual. Não é trabalhar a motivação da comunidade, não se trata de apaguizar a realidade com historinhas que nos faça sonhar, não é apontar dedo para autoridades que não estão do mesmo lado que a gente, nem para pessoas que não compartilham a mesma ideologia, não é clamor pela justiça nem pela paz mundial.

Incrementamos muito a mensagem de Deus usando nossas próprias palavras. Acabamos por ser infiel a fonte. Sabe? É verdade, acabamos por ser infiel no compromisso de transmitir as verdades de Deus, nos preocupando muito com o que é que Deus pensa, faz, como age em determinada situação, como quer, como não quer, e nessas divagações perdemos a essência da mensagem.

No livro de Atos, ao serem libertos da prisão os apóstolos recebem a missão de levar a verdadeira mensagem de Deus, agora no livro de Apocalipse vejo a identificação dessa mensagem. É maravilhoso, simplesmente maravilhoso.

Leia aí com atenção: “ E disse-me: Bem aventurado aqueles que são chamados à ceia das bodas do cordeiro. Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” Apocalipse 19.9

Me pergunte agora: “Estas quais? Quais palavras?”

Ao que te responderei: “Felizes os que são chamados à ceia de Cristo”.

Me  pergunte novamente: “é esta a verdadeira mensagem de Deus?”

E eu te direi que sim! A mensagem de Deus para você desde o antigo testamento é essa:  o CONVITE!

Note que a frase final do verso se encontra totalmente no plural “estas são as verdadeiras palavras...”, sabe porque? Me pergunta aí porque, e te direi que é porque desde tempos passados Deus esta convidando o homem a viver com Ele, a se relacionar com Ele. 

Isaías cap 55 verso 1 Deus esta convidando... “vós todos que tendes sede venham as águas... comprai e comei sem dinheiro, sem preço...”

Ei queridos, é de graça! E porque estão hoje vendendo a palavra? Cobrando pela palavra? Se alugando para falar sobre a palavra?

A verdadeira palavra de Deus para sua vida não é condenação alguma, não é cobrança nenhuma, não é correção não, é apenas o CONVITE!

Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos...”

“O Espirito e a noiva dizem: Vem! E o que ouve diga: Vem! E quem tem sede venha, e quem quiser tome de graça da água da vida.”

A mensagem é um CONVITE! Vem!? Quer? Vamos? Venha.

     

 Charly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário