terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Restauração de Uma Vida



A Restauração de Uma Vida

Quem é que não conhece toda a história, estou dizendo “toda”, “todinha”, da vida do patriarca Jó? Já te digo de entrada que você não sabe da “missa a metade”... Geralmente as pessoas contam a história desse homem com uma dramaticidade danada... e, frisam bem a desgraça na qual esse homem veio a cair. Bem, te poupando de detalhes de como a vida desse homem foi arruinada, vamos logo ao que interessa:

É omitido alguns detalhes na ultima parte de sua vida,  isto é, a narração não é tão minuciosa tal como foi no relato de como era a boa vida e como foi a ruína do homem Jó; mas isso acontece na bíblia quase toda, acontece para ver se temos boa vontade, desejo, de “prosseguir em conhecer” mais a nosso Deus, sua palavra e mensagem, sabendo disso fique atento aos detalhes...

Eu disse que foi omitido alguns detalhes, só alguns, então temos diante de nós no texto que fala sobre a RESTAURAÇÃO DE UMA VIDA, sim, da vida do homem Jó, algo extraordinário: Um movimento iniciado por Deus e pasmem... concretizado pela cooperação humana. Talvez isso não seja tão extraordinário para você saber que o homem esta envolvido diretamente com a restauração de outro homem, mas é preciso fazer entender que ao contrario que muitos de nós pensamos a responsabilidade não é toda e total de Deus, quando se trata da RESTAURAÇÃO DE UMA VIDA.

“Mudou o Senhor a sorte de Jó... Vieram a ele todos os seus irmãos e velhos amigos que antes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que lhe havia acontecido, e cada um lhe deu uma peça de prata e ouro.”

É fato que Deus tem seu papel, mudar a sorte, mudar o quadro, proporcionar oportunidades, e olha como isso aconteceu: Deus muda a situação de Jó; de uma noite para o dia Jó tem sua vida toda reestruturada, fica duas vezes mais rico do que tinha sido em sua prosperidade, e sua mulher ganha dez filhos de uma só vez ou pariu dez filhos um após o outro em uma gestação de apenas horas... Que maravilha! Papo de crente sem noção e que ta esperando pão cair do céu em pleno século XXI... mas que mal há nisso não é? Se Deus quiser, não vejo mau algum em cair do céu uns hot dogs...

Mas falando sério, a sorte daquele homem foi mudada... Isso quer dizer exatamente o seguinte; Jó foi conduzido à direção certa; equivale a Deus nos colocar no rumo certo, nos direcionar, também equivale a sermos poupados, termos um grande livramento, sermos fortalecidos, despertados, sim... é quando Deus nos dá mais uma chance, nos impulsiona a acreditarmos outra vez em nós! Tiramos então a sorte grande!

A sorte foi mudada o suficiente para despertar nele a atitude ou o impulso de reunir seus familiares e antigos amigos em uma refeição... (é só fazer uma festinha que todo mundo aparece não é? Aff!). Aconteceu então o milagre, quando todos se ajuntaram, sim, a cooperação resultado da sensibilidade humana foi o resultado da direção que Deus deu a Jó, essa cooperação gerou doações... este e aquele cooperou grandemente na restauração da vida daquele homem. 

A cooperação conjunta dos velhos amigos e parentes de Jó foi a concretização do milagre da RESTAURAÇÃO DE UMA VIDA. Deram-lhe prata e ouro... sim, presentearam a Jó, proporcionaram-lhe um recomeço, e daí adiante, esforço, seriedade, trabalho, e lá estavam os bois se multiplicando, as ovelhas, camelos, até novos filhos lhe nasceram... 

Você tinha percebido isso? Que a responsabilidade também é sua?  

A questão não é apenas o quanto você pode ser bom e abençoar alguém com doações, e sim acreditar e torcer para  esta pessoa... quando acreditamos investimos; tempo, força, e sim... até mesmo doações.

Tem mais uma mensagem para nós nessa história; note que quem participou da restauração da vida de Jó não foram os mesmos “amigos da onça” que o acusou e o questiono em seu aperto... isso nos diz algo profundo: “Se você não ajuda... Deus envia outros que ajudarão”, afinal “quem começou a boa obra é fiel e justo para terminá-la”.

Ah sim... as referências... bem, vc ja sabe ne...

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário