terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Nome Maravilhoso


O Nome Maravilhoso

Texto baseado no Livro de Geneses 32 verso 29 e Livro de Juizes 13 verso 18 “ Porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?

O nome de Deus é algo questionado por muitos até os dias de hoje. Você procura desenvolver um bom relacionamento com Deus? Então como voce o chama? Sim, qual o nome de Deus?

Para inicio de conversa, em qualquer relacionamento precisamos ser apresentados, no minimo é falta de bons modos tentar se relacionar com alguem sem saber seu nome. Em um relacionamento começamos por conhecer, descobrir, revelar, seja questão, seja a pessoa ou fato, esse processo se dá em meio a questionamentos do tipo: O que esta acontecendo? O que aconteceu? O que é? Qual seu nome? Sobre o que é o assunto? Daí em diante ficamos situados para desenvolvermos e prosseguirmos a relação ou comentário.

É importante sabermos o nome das pessoas, assim as evidenciamos, porque seria diferente a importancia de saber o nome de Deus? Talves para voce é o bastante chamá-lo de Deus, eu posso compreender isso. Mas “Deus” é apenas um titulo, não um nome, para tanto, para diferenciar essa verdade a propria escritura ao se referir ao Deus Verdadeiro traz a senteça deste termo aplicando-o de diferentes maneira, como; Deus dos deuses; Senhor dos senhores e Rei dos reis, para que seja evidenciada a superioridade do Deus Verdadeiro diante de qualquer outro ser que queira ou tente incorporar esse titulo.

O nome de Deus expressa toda sua grandiosidade, é verdade que seu nome proprio só foi revelado apos seu encontro com Moises no monte, diante da sarça que queimava e não se consumia. Até então o proprio Deus diz que pelo seu nome verdadeiro (nome proprio), Ele não havia feito se conhecer ainda(Exodo 6.3). Conhecido pelos patriarcas por um de seus titulos que trazem em si evidenciado alguns de seus atributos Deus ainda não tinha sido “perfeitamente conhecido”.

Como é importante querer conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor nosso Deus...

Mas como eu disse anteriormente posso entender se para voce é o bastante chamá-lo de Deus ou Senhor, mas de tempo em tempo aparece pessoas que para eles não é suficiente um relacionamento mediano, pelo que buscam conhecer mais, querem intimidade, questionam e perguntam a Deus... qual é o seu nome?  

Jacó foi um desses homens, talvez o primeiro que se atreveu a fazer isso, questionar a Deus sem duvida alguma é algo complicado, mas o questionamento de Jacó foi em busca de afeição, intimidade, cumplicidade. Mas mesmo assim naquele momento a unica resposta que Jacó teve foi outra pergunta que dizia: “porque saber do meu nome, visto ser maravilhoso?”

Maravilhoso é o nome de Deus? Calma ai... peraí... “Maravilhoso” quer dizer algo “separado”, “distinto”, “sem igual”, que causa admiração, que chega ser indescritivel, impronunciavel talves, que foge a conceitos normais, ou que aglomera muitos conceitos em torno de si sem que um conceito apenas seja suficiente para identificá-lo.

O nome revelado a Moíses foi YHWH, chamado por muitos de tetragrama (as quatro letras), em si é impronunciavel, sim, sim... Deus não tinha já dito que seu nome era “Maravilhoso”?  “Maravilhoso” demais para ser pronunciado, sagrado demais para ser pronunciado até. A vocalização deste nome se deu ao emprego das vogais reveladas nos primeiros dois titulos manifestos na criação e logo em seguida a Abraão, Elohim e Adonai, dai esse tetragrama impronunciavel YHWH deu origem ao nome proprio YHAWEH cuja vocalização mais proxima seria Yavé!

Na verdade YHAWEH foi o mais proximo que conseguiram chegar para uma vocalização das quatro letras, um termo Hebraico ligado ao verbo “SER”, cujo significado é “Serei quem eu quizer ser”.

Com as traduções que se seguiram para a publicação das escrituras nas outras linguas, o nome de Deus, digo seu nome proprio não mais se fez notado, até porque as quatro letras do tetragrama não dão vocalização certa, sim é impronunciavel! Por esse motivo agregou-se a vocalização hebreia de YHAWEH, porem em nossa lingua patria esse nome esta já associado diretamente a seu significado, pelo que temos “EU SOU” como O NOME MARAVILHOSO.

Sem duvida é maravilhoso, porque em si apresenta a grandiosidade de nosso Deus, tudo aquilo que Ele representa, exatamente tudo... e exatamente por isso seu nome se extende ao longo das escrituras trazendo informações diferentes, novas, vividas em ocasiões diferente, mostrando que esse Deus maravilhoso não poderia ser identificado por um nome qualquer mas um que pudesse conter todos conceitos possiveis de um DEUS VERDADEIRO, TODO PODEROSO, SENHOR DE SENHORES E REI DE REIS. 

Pelo que temos seu nome tambem apresentado como O DEUS INSUPERAVEL, O DEUS QUE NOS JUSTIFICA, O DEUS QUE NOS SARA, O DEUS QUE LUTA POR NÓS, O DEUS QUE PROVIDENCIA O QUE NECESSITARMOS, O DEUS QUE É NOSSA JUSTIÇA, O DEUS QUE É NOSSA BANDEIRA, O DEUS SANTISSIMO, O DEUS ALTISSIMO, DEUS NOSSA PAZ, DEUS QUE ESTA PRESENTE, DEUS QUE É NOSSO PASTOR, dentre muitos outros titulos que estão espalhados ao longo das escrituras.  

YHWH não é de fato um nome maravilhoso?

Charly 

Nenhum comentário:

Postar um comentário