quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Movido pela curiosidade


Movido pela curiosidade

“... me virarei para lá e verei essa estranha visão, e porque a sarça não se queima.” (Exodo 3 verso 3)

Moisés queria saber porque a sarça ardia em meio as chamas e não se consumia. Uma visão estranha para ele acostumado a ver como a combustão é violenta em lugares quentes e secos. A sarça, era uma planta tipica daquele lugar, de alta combustão por ser uma planta de galhos pequenos e finos que formavam uma copa robusta porem baixa, que nos lembra a um pequeno arbusto.

Conta a biblia que Moises estava trabalhando, é... não estava desocupado não,  apascentando o rebanho de seu sogro, Moises se deparou com uma visão no minimo esquisita, estranha mesmo, pelo que MOVIDO PELA CURIOSIDADE buscou se aproximar para ver melhor o que de fato acontecia.

Interessante notar isso. Muita das descobertas que fazemos são movidas mesmo pela curiosidade, e ha quem diga que curiosidade não é muito bom de se ter. Verdade seja dita, ser “curioso” já a muito tempo é confundido com o ser “intrometido”, isso acontece quando confundimos conceitos, uma das primeiras definições de o ser “curioso” é ser zeloso, cuidadoso, por se tratar de destinguir uma pessoa interessada, e como definição de o ser “intrometido” temos o ser “indiscreto”, que “se mete no que não lhe diz respeito”.

Com Moises aconteceu o seguinte; a ele foi manifesto a visão, ele a achou diferenciada, “estranha” como diz o texto, e se interessou em saber o que estava acontecendo porque a logica ali desafiava a razão; clima seco, terra seca, matéria seca e nada do fogo desempenhar seu papel. MOVIDOS PELA CURIOSIDADE as vezes nos habilitamos a enfrentar situações, a vivenciar circunstancias tudo em prol da boa compreensão dos fatos.

A curiosidade no sentido da busca por esclarecimentos, é um meio para que venhamos desenvolver mais nosso entendimento, conhecimento e claro relacionamento. É mesmo necessario buscar esclarecimento daquilo que não se entende, e se a curiosidade é uma ferramenta para isso, que seja explorada, aproveitada moderadamente para que não se transforme em intromissão.

Voce tem curiosidade em conhecer mais a Deus? Tem curiosidade de entender como Deus realiza sua obra? De entender como Deus direciona sua vontade em nossas vidas? De entender melhor o plano da salvação? De ouvir a voz de Deus?  De ver a sarça queimar e não se consumir? Aproveita essa curiosidade e vem!

Sabe, voltando para aquela estranha visão, temos por nós que ela tinha um grande significado, para alguns aquela sarça (planta com suas ramificações/ramos) simbolizava a nação de Israel, enquanto o fogo que a envolvia simbolizava seu opressor (O Egito/Faraó), e o Anjo que estava sobre a sarça, era simbolo da presença de Deus no meio daquela situação, presença essa que assegurou aquele milagre de mesmo envolvida no fogo que consome a sarça se manter intacta.

Essa simbologia é a mais aceita pelos hebreus e alguns estudiosos da biblia, e traz-nos uma formidavel revelação; Mesmo tendo a sua vida envolvida com tribulações e problemas, lutas e adversidades, enquanto tiveres a presença de Deus contigo, esses problemas existenciais não vão poder te consumir, e para as pessoas em sua volta poder entender isso terão mesmo como Moises o fez chegarem mais para perto, curiosos ou intrometidos, precisarão chegar mais perto de voce para entender porque mesmo envolvido nas chamas sua vida continua preservada.

Deus é Maravilhoso! Ele cuida de você! Ele cuida de mim! Mesmo envolvidos na chama de problemas permanecemos intactos! Mas ora essa... Ele prometeu isso para mim e para você: "Se passares pelas águas elas não te submergirão, e se passares pelo fogo ele não te queimará, nem a chama arderá em ti", é promessa de Deus para nós!

MOVIDAS PELA CURIORISADE pessoas se aproximam de Deus, aproximam de sua vida para entenderem o milagre que Deus vem fazendo, MOVIDO PELA CURIOSIDADE você poderá chegar mais perto para entender, para "conhecer", e assim “prosseguir em conhecer ao Senhor”.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário