quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Deixa disso!

Deixa disso!

“... não toques, não proves, não manuseis?” (Colossenses 2 verso 21) -
Texto baseado a partir do verso 4 - (leiam)

Paulo enfrentou grandes problemas nas Igrejas que fundava ao longo de suas viagens missionárias, tantos que em suas cartas sempre advertiam-nas de pessoas ou grupo de pessoas que posteriormente poderiam ingressar nas igrejas e disvirtuá-las. Grupos legalistas demais, ou outros grupos permissivos demais, minavam e ainda minam a igreja de Cristo.

Legalistas são aquelas pessoas que acreditam que um pecador pode por seus proprios esforços ou pelo poder do Espirito Santo em sua vida, fazer alguma obra para obter ou reter sua salvação, estes enfatizam um sistema de regras e regulamentos para alcançar salvação e crescimento espiritual. Ao passo que grupos liberais demais ou permissivos são aqueles que pensam justamente o contrario dos legalistas, usam discursos sobre a graça de Deus e amor para justificar erros e recaídas no pecado ao longo de sua trajetória, ao ponto de se tornarem duros de coração para qualquer arrependimento.

O Novo Testamento enfatiza a necessidade do Cristão ser moderado, isso é, ser medido, temperado, não ser extremista e nem liberal, mas repousar ali numa combinação de sensatez. Não é ser meio termo, mas ser inteligente e sensato para aceitar a graça de Deus como um presente que é, e sobre tudo amá-la. Perceber que nada com respeito a salvação pode ser originado de nós mais amar de tal modo a Deus que deseje aproximação constante do mesmo. Daí, a questão; Deus é Santo, que então sejamos santos de Deus! Processo esse que virá pelo amor a Graça de Deus e não pela obrigação ou esforço de querer impressionar a Deus e ser merecedor de salvação, porque eis ai uma coisa que não somos; dignos, merecedores;  “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

Esse embate vem sendo travado nas igrejas, logo no primeiro passo da conversão do pecador a Deus, junta-se a ele pessoas; pessoas que ainda não entendem bem o que acontece no plano da Salvação, pessoas que não tem posições definidas quanto a Graça de Deus, e a maior parte delas acabam por criar e estabelecer falsas doutrinas.

Daí temos os ditos costumes e teorias; a pessoa procura ser liberto da escravidão do pecado e é introduzida por alguns a escravidão da salvação... chegam a nossos ouvidos dizendo: “não pode isso, nem isso e isso tambem não! Não pode se falar isso e sobre isso nem pensar. Não veja isso, não coloque suas mãos nisso e nem passe perto disso...” Criando assim um sistema de regras que por si mesmas começa a dizer em vozes altas para nós que se não seguirmos ao pé da letra a nova doutrina será impossivel sermos salvos, noutras palavras está nos dizendo que CRISTO FOI INSUFICIENTE.

Vem alguns e insistem que se guarde o sabado, outros o domingo, outros todos os dias, outros se achegam e insistem que não se use mini saias, bermudas, pinturas e pingentes no rosto, aparece mais alguns que insistem que não se deve ver televisão, novela, futebol, que não se pode comer carne de porco ou frango a molho pardo...

É como se o pecador fosse uma pessoa que estivesse sendo transferida de um presidio para o outro.

“não toques, não proves, não pegues?” DEIXA DISSO irmãos!

Precisamos ter sabedoria, discernimento de que a aparência de santidade não é o mesmo que a santidade verdadeira, que o cumprimento de regras expõe a aparência mas não o que se encontra dentro do coração da pessoa. O cristianismo é uma proposta de mudança de vida, não de fora para dentro mais de dentro para fora, onde aceitamos a graça e mudamos porque a amamos, a consideramos, não um modo de agradecimento, de recompensar a Deus, mas por nos enamorarmos DELE tal como a noiva de seu noivo. Ainda não notou porque Deus faz essa comparação a sua igreja?

A noiva ama, fica com os olhinhos brilhando quando vê seu amado, sem que haja pressão externa ela muda o que for preciso para que o noivo se sinta bem ao seu lado, porque ama o NOIVO.

Não entendeu que ainda o mandamento é esse: AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS...? Não entendeu que é isso que o Noivo busca em sua Noiva? AMOR ESPONTÂNEO? E, não que ela fique amarrada em regras discabiveis e sufocada fazendo coisas para agradar um e outro mais por dentro se sentindo obrigada. Deus quer que nossas manifestações de carinho e amor por ele sejam verdadeiras motivadas por nós mesmo e não por interferência nenhuma externa de sistemas doutrinários mentirosos.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário