sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

... Para Alguém Melhor que Você


... para alguem melhor que você.

Texto baseado no capitulo 15 e verso 28 do livro de I Samuel


Impressionante mesmo... não canso de dizer isso... como evitamos falar sobre determinados assuntos por não serem tão amistosos, por serem sérios demais, duros e realistas, que contrariam a imagem de “que tudo vai dar certo”, mais mesmo assim fazem parte do conteúdo filosófico, ideológico, didático e moral das Escrituras. Preferimos salientar e dar enfase a assuntos não tanto complicados, assuntos que dão mais ibope... assuntos mais comerciais na verdade.

Mais longe da Bíblia ser uma caixinha de promessas (vc usa isso?... que gracinha!) onde voce pode escolher os salmos e proverbios de reflexão diária, muito... mais muito mais do que isso, ela nos traz também lições de vida e ensinamentos duros de aceitar.

Duros de aceitar porque geralmente procuramos relaxar, uma sombra e água fresca toda vez que chegamos aos pés do altar, procuramos palavras animadoras, promessas, mãozinha na cabeça, e técnicas que facilitem uma vida boa, pelo que fugimos de lições morais, de sermões que são na integra “sermões”, boas duras, discursos disciplinares.

Bem, mais como toda regra existe exceções eis eu aqui para falar a você que não somos insubstituíveis... é... existe sempre alguem melhor do que a gente. Engraçado dizer isso porque uma das orientações preferíveis de Cristo e de seus apostolos era a de que devíamos ter o próximo em maior estima, consideração e preferencia do que a gente mesmo.

As vezes pensamos que somos os "bam bam bam" e acabamos por cometer erros gravissimos na vida a ponto de sermos duramente repreendidos por homens e mulheres de Deus que nos trazem uma palavra de Deus dura e final. Fica se achando ai pra ver... pode ser que esteja já a ponto de ter que ouvir de Deus que você não é tão bom assim... existe ALGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ!


Vemos no texto bíblico em referencia o rei Saul sendo duramente repreendido pelo profeta Samuel, mais que isso vemos Deus pondo um ponto final no reinado de Saul. Bom que entendamos o que aconteceu ali... Saul recebera a ordem de Deus, desobedeceu. Saul faz um culto a si mesmo fazendo um monumento em comemoração a vitória na guerra, cheio de si, entornando confiança... despreza o conselho de Deus e se acha no direito de fazer aquilo que ele quer como acha que deve ser e pronto!

Muitos de nós vivemos assim. O costume de viver batendo cartão nos cultos de auto ajuda onde vemos a mensagem bíblica favorável a nosso comportamento egoísta, mensagens estas que nos coloca como senhores de uns e outros e as vezes até de Deus, quando nos convence que é só pedir, orar e pagar o preço que o que queremos Ele nos dará, isso nos faz pessoas como Saul, auto confiantes demais...

Essa mensagem comercialmente perfeita acaba sendo mesmo uma grande ajuda contra a depressão e a falta de coragem ou melhor dizendo é uma terapia para sermos mais confiantes em nós mesmos e no que queremos... ah isso é legal sim e necessário desde que com medida, não acha? Ah eu acho... mais com medida.

Mas que medida o que... quem quer ouvir DUROS SERMÕES? Pelo que vamos apostar naquilo que o povo gosta, não no que precisa... conceitos politicos já invadiram a administração eclesiastica desde a epoca de CONSTANTINO, e até hoje prevalecem. Prevalecem sim! Não seja hipocrita, voce sabe que prevalece.

Mas o que vemos nas Escrituras é a justa medida, pelo que eu e voce precisamos saber que tipo de atitudes como a de Saul nos fazem ser dispensaveis para Deus. É sim, nos fazem dispensaveis pois ninguem é insubstituivel como eu já disse antes, nem eu nem voce, pelo que as coisas e o rumo de nossa vida deve ser dirigido por Deus e não como eu e voce queremos. Se confunde muito nossa vontade com  a vontade de Deus desde que lhe apresentamos, confunde-se muito nossos desejos como sendo projetos de Deus para nós desde que se LHE apresentamos em oração. Mais não é assim que a banda toca no céu...

Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado para alguém, melhor do que você.”

PARA ALGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ... é verdade, não somos o “melhor melhor” não... e se você tem vivido pensando assim, talvez precise entender que o domínio, o reino é de Deus e Ele dá e tira, pelo que tome cuidado. Obstinação e orgulho, altivez e soberba, são tipos de pecados tidos como afronta ao próprio Deus, porque como já dizia o profeta Isaias pelo Espírito de Deus; “pode o barro dizer ao oleiro o que tu fazes?” Pelo que sujeitarmos-nos a Deus e atentarmos para realidade de que sempre haverá alguém melhor do que agente nos fará ter noção do que realmente é uma vida de serviço a Deus, e vivendo esse modelo de vida evitaremos ser dispensados e depostos do cargo de “reis e sacerdotes” ao qual por Cristo e em Cristo fomos constituídos.

Espero sinceramente que fiquemos alerta a essa verdade.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário