terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Entendem o que Eu fiz?

Entendem o que Eu fiz?

Texto baseado no Evangelho de João capitulo 13 Verso 12

Uma vez lavando os pés de seus discipulos Ele lhes disse assim: “se eu sendo o mestre vos tenho feito isso, vós deveis fazer o mesmo”... eis ai uma palavra que se perdeu no ar, se perdeu no tempo, se perdeu entre o desenvolvimento cristão eclesiastico... minto?

Deixemos a hipocrisia de lado e consideremos, notemos a realidade de que muito o que Cristo ensinou não queremos saber ou no minimo não damos o valor devido... é... eu, voce, o pastorzinho, o padrinho, o sacerdotizinho, dentre outros escolhemos aquilo que queremos aprender e ensinar tambem.

Cristo ensinou o a seus discipulos para que os mesmos ensinassem adiante, a outros e a outros, e a mais outros até que se chegasse até nós (fazer discipulos foi uma ordem expressa)... mas a realidade é que quando chegou até nós seu entitulado sucessor largou as sandalias de pescador para calçar uma botinha arrojada cheia de adornos,  trocou uma veste rudimentar com uma veste classica e glamurosa cheia de adornos cintilantes de ouro e brilhantes, trocou um encosto natural de uma rocha com um trono de ouro batido. Como se realmente entendessem o que Jesus fez, querem apontar para minha vida e para sua, ditar regras, condenar e absolver, querem honra porque na percepção deles “merecem essa honra”.

Sim, temos os Apostolos da nova dispensação... devia ser esse o nome, temos os Bispos do nosso seculo, temos os Pastores presidentes, verdadeiros reis da idade média em pleno seculo XXI, cada qual com seu território, seu brasão, sua cavalaria (exercito), e claro... sua moeda de troca.

ENTENDE O QUE EU FIZ? Ah eu respondo sem medo de errar claro que entendemos Senhor... a questão é que não queremos saber disso... hoje as coisas mudaram. Vivemos um evangelho da prosperidade, da promessa, eu, nós não queremos aceitar a realidade de que tudo o que o Senhor veio fazer e fez foi SERVIR. É uma mensagem que não produz lucro do ponto de vista material, pelo que fazemo-nos de desapercebidos e desentendidos e fingimos de sonso dizendo... NÃO TO ENTENDENDO... negamos.

Uma vez um dos chamados pais da Igreja, Tomaz de Aquino, ao visitar o papa em seus aposentos se deparou com o mesmo diante de colunas de moedas que se espalhavam sob a mesa a sua frente, contando-as, organizando-as... com olhos brilhando ao reluzir das moedas o papa virou-se para Tomaz de Aquino e disse: “irmão, hoje a Igreja não pode dizer mais como o Apostolo Pedro e João disse ao se dirigir aquele paralitico frente ao portão do templo dizendo não ter prata e nem ouro...” Ao que Tomaz de Aquino respondeu: “sim, santidade, mais tambem a Igreja não pode mais dizer em nome de Jesus levanta e anda...”

Uma troca justa, ah eu diria justissima... banalizam a santidade de Deus e Deus nos entrega a esse tipo de perverssidade religiosa, sim Deus nos abandona por primeiro abandonarmos a Ele. Como Deus não divide espaço com ninguem e a Sua Gloria não dá a outrem vemos os “covis de ladrões”, desculpe, quero dizer Igrejas, entregue as baratas e a mercenários.

Essa é a sentença crucial do novo testamento, e querem que acreditamos que não, que o texto aureo, brilhante, sobrepujante de todo novo testamento é João 3.16 com sua sentença de expõe o grande amor de Deus. Ter como aurea a citação de João 3.16 mais do que o exemplo de Cristo não me traz mudança alguma, nada muda em relação a Deus ou a minha propria vida, mais se eu compreender, ENTENDER O QUE CRISTO FEZ, e aceitar viver baseado nesse seu exemplo de vida, eu poderei ser uma pessoa melhor, poderei ser de fato um discipulo seu. A mensagem da Cruz não é simplesmente o Amor de Deus, na verdade ela apenas reflete o Amor de Deus em Cristo Jesus mais em suma ela é a continuação da mensagem da historia do homem e Deus, a ESCOLHA. Escolher SERVIR é para poucos.  (houve retificações quanto a ideia aqui expressa)

“Se eu sendo o mestre vos tenho feito isso, vós deveis fazer o mesmo”... Muito engraçado, depois de lavar os pés de seus discipulos, um por um, Jesus lhes pergunta: “ENTENDEM O QUE EU FIZ?”

ENTENDER O QUE CRISTO FEZ não é o suficiente pelo que o proprio Cristo ao perguntar isso a seus discipulos complementou dizendo que seria necessario que eles seguissem seu exemplo. Seguir o exemplo constitue ou implica em ação, ação, ação, não estagnação, é justamente o contrario de ficarmos inertes frente a barbarie que estão fazendo com o evangelho de Cristo em nossas Igrejas que já muito são os mesmos “covis de ladrões”.

Então quando não temos atitudes de seguir exemplo como esse que sejamos pelo menos sinceros... não estamos dispostos, não queremos ENTENDER O QUE JESUS FEZ E MUITO MENOS SEGUIR SEU EXEMPLO. Minto?
Vamos continuar uma vida Cristã mediocre, escolhendo aquilo que queremos aprender no Evangelho, sim... vamos escolher aprender a:

1.       Pedi e receber

2.       Buscar e encontrar

3.       Jejuar e ter autoridade

4.       Sacodi o pó dos pés quando não formos bem recebidos

5.       Não perder tempo jogando perolas aos porcos

6.       Suportar o Joio no meio do Trigo

7.       Produzir a dois, a tres, a cinco a dez... granjear talentos.

8.       Controlar a boca porque as palavras tem poder

9.       Aprender que o fardo é leve (possivelmente a cruz deve ser de palha)

10.    Aprender que vou receber até 100 vezes mais

11.    Aprender que valemos mais que passarinhos

12.    Que minha fé me salva

13.    Que não preciso temer os homens

Tudo isso e mais um pouco escolhemos aprender... mais o que Jesus nos ensinou com seu exemplo, isso não queremos aprender, porque até no seu ultimo suspiro ele nos ensinou, “entregando seu espirito ao pai, morreu”, SERVINDO.

ENTENDEM O QUE EU FIZ?

“Façai vós tambem...”

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário