quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O que significa?

O que significa?
Texto baseado nas seguintes referencias bíblicas: Oséias 6.6, Mateus 9.13 e 12.7 (leiam as referencias)

“... Quero a misericórdia, e não sacrificio, e o conhecimento de Deus mais do que holocaustos.”

 Misericórdia é a virtude que leva-nos a compadecermos da miséria alheia. É a junção de duas palavras: miséris + córdia ( miséria + coração ), e Conhecimento de Deus, é o chamado conhecimento teológico, que é justamente aquele conceito, idéia, descrição, principio, noção, informação, procedimentos adquirido a partir da fé, fruto da revelação da divindade, que basea-se em experiencias espirituais, historicas, arqueologicas e coletivas, essas são as definições disponiveis na enciclopédia digital livre – Wikipédia, para os dois termos.

Bem, minha intenção não é apenas trazer o significado desses dois termos,  mas buscar despertar nos leitores o interesse de compreensão dessas duas palavras que foram tão solicitadas pelo Espirito Santo através de alguns escritos do antigo testamento e pelo proprio Jesus nos evangelhos do novo testamento.

É de se notar a importância dada a compreensão desses termos quando o proprio Deus pelo seu Espirito e pelo seu Filho nos admoesta dizendo “quero...”, “aprendei o que significa...”, “se soubesseis o que significa...”, noutras palavras é o mesmo que Deus nos falasse “eu quero isso, é isso que eu quero”!

Muito sabemos de nossa vontade, objetivos, projetos, e buscamos participar a Deus de todos nossos intentos, até mesmo quando não estamos tão firmes na fé, ou até mesmo aqueles que já se distanciaram de Deus, e ainda aqueles que ignoram a Deus completamente, enfim, todos nós buscamos participar a Deus daquilo que queremos e para variar... sempre pedindo uma ajudinha aqui outra ali. Até ai tudo bem, é um processo natural do ser humano, não que eu diga que seja normal mas é o que na verdade vivemos, somos realmente conhecedores do que queremos. Mas, e o que Deus quer? Isso realmente é importante?

Porque Deus quer que aprendemos o significado de Misericordia? Porque Deus quer que tenhamos Conhecimento dEle?

Na antiga aliança vemos o sacrificio de animais em evidencia, sacrificios simbolicos que representavam a absorção de culpas, erros, pecados, outros que representavam agradecimentos e reconhecimento pela bondade de Deus, todavia eram atos onde a vitima/animal sacrificado substituia-nos de certa forma levando nossas culpas e servindo tambem de consagração e boa fé. De casos a caso, a parte temos nestas referencias biblicas citadas no inicio do texto a alusão a sacrificios expiratórios, sim, sacrificios onde a vitima pagava com sua vida as nossas faltas. Engraçado notar que mesmo ainda dentro da antiga aliança Deus se pronuncia como que “estando farto” de tudo aquilo, “farto de sangue de bode, farto de sangue de animais”, farto de substituições simbolicas visto todo aquele ritual ter se tornado banal, os homens não colocavam seu coração em seus atos, tudo já não passava de uma mera peça teatral. “Obediência, misericórdia” logo são exigida em lugar de todo aquele ritual simbolico banalizado pela intenção humana. É exigido... “EU QUERO”, a aplicação interior do que se vivia exteriormente na pele, no corpo, do cordeiro, boi ou pomba que eram imolados no altar do sacrificio. “Misericórdia QUERO”, Deus exigindo que colocassemos nossos corações ali no lugar da miséria que seria e estava sendo vivenciada pela vitima do sacrificio. Voce poderia sentir a lamina perfurando a coração daquele pobre animal imobilizado? Voce seria capaz de “obedecer” mais para que não houvesse a necessidade de mais uma vitima em seu lugar? Ou enquanto houvesse animais na sua fazenda se sentiria tranquilo pois outro pagaria o preço de suas faltas?

“Misericórdia quero e não sacrificio”, trazendo para nossos dias a citação biblica pode muito nos ser valida ao refletirmos na realidade de muitos de nós corrermos para um lado e outro buscando atenção de Deus  negando a mesma atenção a nosso proximo... sim, o proximo mais proximo de você.

Engraçado falarmos desse sentimento que muitas das vezes ignoramos mais o vemos explicito nos atos de Cristo Jesus o Filho de Deus, que deixando seu trono de Gloria se fez homem e teve literalmente “misericórdia” de todos nós e se pôs em nosso lugar no altar mais alto, na agonia mais profunda sentindo as dores que eram minhas e suas, com a lâmina perfurando seu lado, o coração explodindo no lugar do meu e do seu coração.

Porque Jesus insiste em dizer-nos que deviamos aprender o que significa “Misericórdia”? Seria mesmo porque é o que Ele quer de nós? Voce consegue se colocar no lugar de outro? Consegue colocar seu coração na miseria que outro esta passando? Será simples assim chorar e nos imaginarmos sofrendo como aqueles que sofrem? Imaginar é o bastante? Talves imaginar seria suficiente... o que você acha? Para te ajudar eu posso dizer... reflita comigo: será suficiente para você Deus imaginar que esta te levantando agora? Ou é preciso de fato ele te estender a mão?

Não sei sua posição a respeito disso, mas sei que ter misericórida implica justamente na atitude de se colocar no lugar do miseravel, sim, implica na atitude e não apenas na imaginação. “ ah se vós soubesseis o que significa: Misericórdia quero...” Mt 12.7

Ainda no dia de ontem conversava com alguem a respeito de conhecimento e o mesmo me disse que prefere ignorar certos conceitos relativos a Deus por achar a Teologia divorciada em muito da verdade, a principio concordo com o mesmo no sentido de alguns confundirem o “conhecimento de Deus” com uma especie de sistematização da verdade, onde tentam decifrar o Altissimo definindo-o e limitando-o a conceitos humanos. Porém o que esta implicito dentro do interesse de Deus em buscarmos “informações, noções” a seu respeito, é justamente o conhecimento de principios e procedimentos para o servimos. “Conheçer e prosseguir  em conhecer ao Senhor” é um versiculo muito conhecido onde nos é revelada a necessidade de continuidade de comunhão com Deus. Para muitos estar em comunhão com Deus se resume em mensalmente comer do pão e beber do vinho nas reuniões de “santa ceia”, mas a comunhão, essa continuidade almejada por Deus em obtermos o conhecimento sobre Ele vem da antiga separação ocasionada pelo pecado e desobediencia nossa. Na verdade o almejado conhecimento de Deus nada mais é do que a continuidade no relacionamento com Ele que uma vez foi perdido no Éden.

Para aqueles que acham desnecessário conhecer e buscar conhecer a Deus, seus principios, sua vontade, para aqueles que insistem em interpretar erroneamente a passagem biblica que diz que “a letra mata” prefiro me calar e terminar esse texto dizendo que a ignorancia e a falta de conhecimento ainda tem matado o povo de Deus tal como nos dias dos reis e profetas de Israel. A ignorancia faz com que muitos de nós se calem e aceitemos o erro e doutrinas de demonios em nossas congregações, faz com que deixemos de exigir de nossos lideres mais compromisso com a verdade, faz com que aceitemos a liderança de pessoas compromissadas com o comercio, com negocios, com dinheiro ao inves de compromisso com vidas. A ignorancia faz com que voce aceite calado aquele que explora sua fé, o mercenário que rouba daqueles que não tem nada. A ignorancia que te faz pensar que ungidos de Deus são todos aqueles que no pulpito fazem uso de um microfone sem fio. A ignorancia faz com que voce não tenha argumentos para dizer “Não” quando for preciso, a ignorancia faz com que o evangelho fique estagnado e limitado àqueles que tem o nome no rol de membros. A ignorancia faz com que voce ame apenas seu amigo, faz com que voce deseje o bem apenas para quem lhe retribui o mesmo bem, faz com que deixemos de ser livres, porque a verdade que nos liberta só vem atraves da revelação de Deus em Cristo Jesus, mas precisamente no que Ele nos ensinou:  “ide, porém, e aprendei o que significa...”

“Aprendei o que significa...”   

 Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário