terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ausência

Ausência
Texto baseado no Livro de I Samuel capitulo 20 verso 6 (ver tambem versos 7 ao 33)

“... se notar minha ausência...”

Temos acima uma referencia a uma fase critica da vida de Davi, onde o mesmo enfrentou problemas, medo e desconfiança, isto foi logo no inicio onde se notou a animosidade de Saul para com ele, e nessa historia nos é revelado um problema existencial que aflige toda a humanidade, bem como as consequencias comuns que se seguem quando vivenciamos esse conflito.

Davi usa estrategicamente se retirar da convivencia de seu rei, buscando perceber as intenções do coração do mesmo para com ele, nisto é revelado  conflitos, rancores, a maldade e a perversidade de um homem para com outro.

Muito se é revelado quando notamos a AUSENCIA em nossas vidas, a falta, a deficiencia de alguma coisa, quando percebemos que não estamos completos uma serie de sentimentos inferiores se manifestam trazendo as vezes comportamentos e atitudes nada inteligentes, até mesmo nada humanas.

Talves voce ache grosseiro eu dizer que a AUSENCIA traz-nos problemas como este e maiores ainda, mas digo isso baseado na ideologia que o homem não foi criado para sentir falta de nada, não foi criado para ser incompleto, não foi criado para ser vazio, não foi criado para sentir a dor da ausencia, e toda vez que o mesmo sente a ausencia de algo ou a  deficiencia de alguma coisa, logo evidencia-se sentimentos e atitudes que comprometem a felicidade do mesmo e de muitos que o rodeiam.

Não se conhece as trevas a não ser por falta da luz, não se conhece o frio a não ser pela falta de calor, não se conhece o mal a não ser pela falta de Deus na vida. Na verdade a ausencia da luz produz as trevas, do calor o frio, de Deus a maldade. Podemos então perceber o verdadeiro proposito de Deus em proibir ao homem o fruto do conhecimento do BEM e do MAL, não que o homem fosse um completo ignorante no que tange ao conhecimento naquela epoca, porém vemos o amor de Deus em querer nos poupar do que é conhecer e viver a vida sentindo falta ou a ausencia DELE e de sua bondade. Apesar de que o mal já estava manifesto no universo pela desobediencia e rebelião de um anjo, nós não estavamos sendo criados para vive-lo, mas a nós estava sendo proposto apenas o conhecimento do Bem revelado em Deus.

Seria mesmo egoismo de Deus buscar nos poupar do sofrimento, da decepção, da frustração de vivenciar uma vida cujos conceitos se baseiam na diferenciação do que é bom ou ruim? Do bem ou do mal? Não é prova de amor suficiente Ele projetar para o homem uma vida onde não se ouviria conceitos do que é a maldade? Uma vida onde não sofreriamos com a Ausência de nada?

Solidão, inveja, tristeza, raiva, discordia, tudo parte de um principio comum... a falta de algo, a ausencia de algo, algo que contrapoem esses substantivos, algo que os anula, algo que estando presente faz com que não existam. É importante sabermos bem disso porque há por ai pessoas que ainda não entendem porque Deus proibiu o homem de saber “demais”.

Mas voltemos a Davi por um instante e a Saul seu rei. A estrategia de Davi prova muito mais do que a intenção do rei Saul, prova tambem a realidade que nos apresenta quando de certa maneira  “se nota ausência” de algo.  Ao “notar a ausencia” de Davi, Saul irou-se, quase matou seu filho Jonatas e revelou a ira que alimentava de seu servo Davi.

Quando notamos “ausencia” de algo em nossas vidas como reagimos? Choramos? Ficamos magoados? Tristes? Irados? Intempestuosos? Egoistas? Ambiciosos? Maquiavélicos? Que sentimento bom afinal a “ausencia” poderá nos trazer? Reconhecimento de que não somos nada? Autopiedade? Isso lá é sentimento bom?

AUSENCIA, voce sofre com isso? Todos nós sofremos, mas isso só quando não temos preenchido o vazio que o pecado, a desobediencia nos proporcionou. Porque quando se vive para Deus tudo é preenchido, não existe jarra sem agua, não existe vaso sem azeite, não há panela vazia, não há cestos sem pães e peixes, não há fonte seca, não existirá mais AUSENCIA alguma, porque a promessa que temos é que ELE NÃO NOS DEIXARÁ SOZINHOS, VAZIOS, NÃO SE AUSENTARÁ DE NÓS, ao contrario seu ESPIRITO terá em nosso corpo a habitação e encherá os nossos corações.

“... Se notar minha ausencia”. Se voce notar uma ausencia sequer, qualquer que seja, reconsidere e veja que esta no caminho errado, reconsidere e perceba que não é esse o projeto de Deus para voce.

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário