sexta-feira, 15 de junho de 2012

... Isto é novo?

... Isto é novo?

Texto baseado no Livro de Eclesiastes cap. 1. vers. 10a
(Leia as referencias antes de prosseguir com a leitura do texto postado)

Entãoooo... rapaz... mocinha... já pararam para analisar e refletir sobre as ponderações do entitulado “pregador” a quem muitos teologos afirmam ser o proprio Salomão filho de Davi, neste livro de Eclesiastes?

Bem, dentre muitos apontamentos e ponderações, em Eclesiastes, são abordados assuntos relacionados a termos existenciais. O autor desse livro filosofa e sentencia questões humanas validas tanto para tempos passado como atuais.

Temos nesse versiculo em referencia as ponderações do “pregador” sobre a mesmice destas questões, dizendo que nada existe de novo debaixo do sol. É fato que em questões humanas realmente aconteceu, acontece e acontecerá novamente muito o que se tem vivenciado. Aflições, alegrias, revoltas, conquistas, lutas, derrotas, tristezas, engano, corrupção, miséria, realizações em fim, são questões ligadas a humanidade que enquanto a mesma existir serão por vez, em ciclos de vida, vivenciadas.

Muito sabio o pregador, eximio pensador de sua epoca, orador sem igual, moderamente lógico.

Mas nos dias de hoje toda essa logica e razão nos leva a exaustão como acabou por levar o “pregador” em sua época, que em resumo ele mesmo sentencia... “tudo é vaidade”, e por vezes disse que não valia a pena viver.

Quero chamar a atenção para isso hoje. Essa vida de analise e reflexão que nos leva a concluir que a vida é assim mesmo e não muda nos leva a frustação. Mas quero te dizer que uma coisa é esta realidade ser definida e apontada em um livro das sagradas escrituras, outra coisa é declarar, entender, e definir que é essa a realidade de vida designada por Deus a nós seus filhos.

Jesus nasceu, viveu e morreu por um mundo onde essas eram as unicas realidades logicas, mas ressucitou para nos dar direito a um mundo novo com realidades novas, com possibilidades novas, com circunstancias e perspectivas novas para nós seus filhos.

Uma nova vida, nova dispensação, nova realidade. Mundo em que essa logica e razão não predominam, mundo em que a esperança,  a fé, faz toda a diferença. Já profetizado pelos profetas, essa nova de alegria apresentava desde o tempo passado o triunfo do homem sobre a exaustão causada pela razão de que o mundo não pode mudar: “Vede, eu crio novos céus e nova terra. Não haverá lembraças das coisas passadas... vós folgareis e exultareis perpetuamente, crio alegria... gozo...” (Isaias 65.17-18).

Era comum saber que muito do que edificamos outros são os que gozam do beneficio e não nós mesmos, mas no novo mundo proposto por Cristo, Deus já vem dando-nos a promessa de que “Edificarão casas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e comerão o seu fruto” (Isaias 65.21-22). Todo aquele ciclo dos problemas existenciais humanos tem seu fim em Cristo e no novo mundo anunciado pelo proprio Deus aos profetas.

A Graça hoje nos proporcionada pela fé e esperança, nos oferece novas possibilidades, nova vida e o desligamento do ciclo de problemas existenciais, os quais mesmo reais são superados pela expectativa futura que em nós se manifesta gradualmente e que se manifestará por completo quando estivermos junto ao Pai.

ISTO É NOVO? Sim é! Por Cristo é novo! Podemos suportar! Podemos superar, toda aquela frustração que a vaidade nos apresenta.

Viva hoje o novo em Cristo, voce nova criatura, com novas vestes, com a mente vivificada em Cristo, sim.. com a mente de Cristo viva abundantemente a expectativa de que não é em vão sua fé e presencie o milagre de Deus diariamente em sua existencia.

“Viver em novidade de vida” é a proposta de Cristo para nós, por Cristo voce não está preso em um ciclo vicioso de levantar e cair, cair e levantar, em Cristo todas as vezes que Deus olha pra voce Ele te vê de pé!  E todas as vezes que voce olha pra Deus voce pode ver que tudo é possivel, inclusive voce viver sua vida fora do ciclo exaustivo sentenciado pela razão, “porque nada é impossivel para Deus”!
Aleluias!!!

Charly

Nenhum comentário:

Postar um comentário