quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ta difícil...? Peça ajuda.


Ta difícil...? Peça ajuda.

Baseado em Números 11.14...

E disse Moises ao Senhor: Porque fizeste mal ao teu servo e puseste sobre mim o cargo de todo este povo?     

Acontece por  muitas vezes de assumirmos responsabilidades enormes, bem maiores do que podemos suportar, mas assumimos por amor, por sermos cristãos servos de Deus. Acreditamos que podemos dar conta, temos fé e vamos em frente. E o que é a fé mesmo?  Certeza das coisas que não vemos...

Assumimos RESPONSABILIDADES por carinho, por compaixão, por amor, às vezes até por livre e espontânea pressão rsrs, é... Acontece. Mas assumimos.

Fato, é que ao assumirmos devemos nos dar conta dos nossos deveres e obrigações.

Porque de repente o tempo vai passando, a situação não muda pra melhor a gente começa a perceber que a luta se torna bem maior, o problema parece crescer e crescer e a responsabilidade assumida  pesa e pensamos em desistir. Muitos desistem. Motivos pra desistir, não faltam.

Uns querem desistir porque, ganhar salário mínimo, cuidar de filhos, pagar aluguel, água, luz, comida já não é fácil, e  ter que cuidar de mais dois ou três que  foram pra sua casa temporariamente, ficou  ainda mais complicado. Poxa vida, era pra ser temporário. Era pra ser, mas a situação se estendeu.

Outros  querem desistir  porque, aquela pessoa que está doente, que está carente de afeto, de companhia,  que está com dificuldade de se locomover ,e que você tão amavelmente se dispôs a ficar com ela ao menos duas horas por dia, de repente está tão mais debilitada, você sabe que ela conta com sua presença e você até quer estar lá, mas ela passou a exigir tão mais de você. Você não tem mais aquela disponibilidade toda. Ela ocupa muito do seu tempo. Você não sabe como agir.

Alguns querem desistir porque, aquele irmão, pai, filho, companheiro, que não trabalha, que é alcoólatra, drogado, irresponsável que todos os dias promete que vai mudar, que vai ser diferente, que vai fazer diferente, simplesmente não muda e todos os dias comete os mesmos erros. E sua vontade é explodir com ele. Você acredita que não dá mais.

Alguns outros querem desistir porque, assumir sozinho a responsabilidade de uma casa que mora cinco, sete , dez... aff,  ninguém merece, é muita coisa, tá difícil.

Há tantos que querem desistir porque já são mães cansadas de uma vida sofrida, cheia de dificuldades, tantas lutas e tem agora que alimentar, vestir, educar, dar carinho aos netos que filhos irresponsáveis trouxeram ao mundo sem nenhuma intenção de cuidar. Existe amor pelos pequenos e uma frustração enorme com o resultado obtido com os “adultos”.

Muitos querem desistir porque, não é fácil carregar a cruz dos outros.

É, quando se pensa em desistir não é por falta de amor aos que estão conosco, aos que dispomos  a ajudar, mas porque nos sentimos incapacitados pra continuar, nos sentimos frágeis, sem forças, sem condição financeira, sem condição física e  até emocional.

Não é fácil. Motivos pra desistir não faltam...

Mas sinceramente... Seja qual for a sua luta, seja qual for o seu motivo pra desistir, não desista. Eu sei que é difícil e que tem dias que não queremos nem sair da cama, que queremos apenas sumir, não ver nada, não ouvir nada, não fazer nada. Simplesmente nos sentimos sem forças pra fazer qualquer coisa.  Mas eu lhe digo, não desista. Ao invés disso, faça diferente... Peça ajuda. Sim... peça ajuda.

Quando Moisés, que tudo fazia por aquele povo, já não sabia mais como fazer e nem  o que fazer, não sabia mais como responder, já não tinha forças pra ouvir tantas reclamações, ele disse a Deus: _Porque Senhor...? Foi um desabafo sincero e profundo. Porque Senhor...? (não agüento sozinho)

E sabe o que ACONTECEU?  Deus o ouviu como sempre fazia e  disse a ele  que enviaria ajuda que enviaria pessoas capacitadas para ajudá-lo. E foi o que o Senhor fez.

Então, peça ajuda, fale com Deus sinceramente, Ele fará o mesmo por você. Ele sabe do que você é capaz assim como conhece as suas limitações e Ele acredita que quando você precisar  você vai sim pedir ajuda. Se pra você a hora de pedir ajuda é agora então peça. Ele está pronto pra te atender. Perceba as pessoas a sua volta, Deus certamente enviará pessoas pra te ajudar. Ele enviará amigos.

Não é vergonha pedir ajuda. Não é vergonha dizer pra Deus que você não está dando conta sozinho.  Vergonha é cruzar os braços diante das dificuldades dos outros. Vergonha é abandonar quem precisa de você. Vergonha é não fazer nada.

Sinta-se capaz agora.

O Senhor é a tua força hoje e sempre.

Eni Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário