quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Oscilações (dois comandos é um sinal)

Oscilações (dois comandos é um sinal)

Texto: Juízes 3.30-31 e 4.1 e 4     

Nota-se uma curiosidade cronológica a despeito das sucessões dos Juízes de Israel neste período: Uma aparente discrepância sobre essas sucessões nos levam a considerar as OSCILAÇÕES sobre aspectos diferentes:

Oitenta (80) anos de sossego, seguido de outro desvio, traz a tona uma questão em relação a nação de Israel: Não havia unidade entre eles, não havia foco e nem direção o suficiente para que os fizesse manter-se na "linha", e vamos perceber que "dois comandos" aparentemente se despontam (Cap 5 verso 6-7) em um mesmo período mas em regiões diferentes.

Sangar é apontado como sucessor de Eude e Debora é apontada também como sucessora do mesmo no ofício de Juiz. Suficiente para entendermos que a nação estava sob dois comandos, uma parte dela sob liderança de Sangar outra de Debora, pelo menos o historiador Adam Clarke sugere esta situação política governacional na época.

Retrato de OSCILAÇÕES, dois comandos, um masculino e outro feminino apesar de terem alcançado seus propósitos remontam à condição separatista da nação, nos levando a associar OSCILAÇÕES à falta de unidade.


Charly 
continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário